Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

Acolhida no grupo de oração


Acolhida no grupo de oração 
Acolher é evangelizar
 Acolher é comunicar-se: recebendo informações das mais diversas daqueles a quem acolhemos e transmitindo o amor de Deus que há em nossos corações.

- Acolher é evangelizar: levar, através de um abraço ou aperto de mão, a Boa-Nova a toda criatura, principalmente àquelas que batem às portas dos nossos Grupos de Oração.

O acolhimento é uma nova forma de se pregar o Evangelho: através dele, aproximamo-nos das pessoas, a ponto de permitir-lhes um contato maior com Deus. A nova evangelização pede mudanças na nossa forma de agir. Requer um renovado ardor missionário que exige dos evangelizadores uma nova disposição, que leve a romper com a acomodação e com a rotina. Superando a mera atitude de espera, é preciso ir, com coragem evangélica (parresia), às pessoas, grupos e ambientes, onde o nome de Jesus não foi ainda proclamado ou onde a sua ressonância perdeu o valor.

Veja os ensinos e o exemplo de Jesus:

“Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou” (Lc 15,20).

Os membros da equipe de acolhimento estão acolhendo em nome de Jesus Cristo, o Bom Pastor, que conhece cada ovelha pelo nome. A equipe de acolhimento deverá de alguma forma, procurar memorizar o nome das pessoas.

“Trouxeram-lhe também criancinhas, para que ele as tocasse. Vendo isso, os discípulos as repreendiam. Jesus, porém, chamou-as e disse: ‘Deixai vir a mim as criancinhas, e não as impeçais, pois o Reino de Deus é de quem se parece com elas. Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará.” (Lc 18, 15 – 17).

Nada de chamar as pessoas à frente, para que se apresentem. Isso pode causar constrangimento.

“Uma das razões das pessoas virem a encontros de oração é a camaradagem. Querem desenvolver amizades e construir uma comunidade, o que é importante. Se houver refrescos e salgadinhos, ótimo. Se não houver, não tem importância. Sempre digo que há mais cura em volta da garrafa de café do que no encontro de oração, porque é então que as pessoas começam a manifestar as curas que se iniciaram na assembléia de louvor.”

Dez dicas úteis! Acolhendo com carinho! 

1- A acolhida começa quando a primeira pessoa chega ao grupo, e só termina quando a última pessoa sai.

2- Tenha sempre um sorriso verdadeiro e espontâneo no rosto, transmitindo a alegria do ressuscitado, não use gestos exagerados que possam inibir as pessoas.

3- Pergunte o nome da pessoa que está indo ao grupo pela primeira vez, procure guardá-lo, e tente tratá-lo sempre por ele. Isso gera naquela pessoa o sentimento de que é importante, de que foi notada.

4- Use do discernimento para perceber o estado de espírito da pessoa (triste, deprimida, alegre, etc.) ao acolhê-la.

5- Se a pessoa já participa do grupo há algum tempo, procure comentar sobre a sua aparência (comentários caridosos, é lógico!) como, por exemplo, legal, você cortou o cabelo!

6- Não faça lista de presença no grupo de oração, mas se notarem a ausência de uma pessoa tente entrar em contato com ela. Se possível envie bilhetes ou cartas, lembrando que Deus a ama e que o grupo sente sua falta, assim sentir-se-á querida e amada.

7- Acompanhe a pessoa dentro do grupo de oração. Se for a primeira vez, dê algumas dicas sobre o funcionamento do grupo, o que vai acontecer. Procure observar o seu comportamento, se está se sentindo bem, se algo a incomoda etc. O bem estar do participante do G.O também faz parte da acolhida!

8- Conforme a realidade de cada grupo dê pequenas lembrancinhas no final do encontro, procurando enfatizar o tema que o grupo seguiu. 9- Ao final do grupo, apresente as pessoas que vieram pela primeira vez e os aniversariantes. Evite chamá-las à frente para que todos as vejam, pois essa atitude muitas vezes inibe, fazendo com que muitas não voltem.

10- Se possível, chá/café com bolachinhas que cada um levou para dividir, depois do grupo.

Como Maria foi ao encontro de Isabel e a deixou cheia do Espírito Santo, que nós, membros da equipe de acolhimento, possamos transmitir em nosso abraço, tudo aquilo que procuramos viver: O AMOR DE DEUS! 

Fonte: http://sentinelasdamanhadivi.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário