Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ferramentas gratuitas


Ferramentas gratuitas
Para reduzir custos e agilizar tarefas

Ainda hoje, muitas tarefas em paróquias e comunidades são realizadas de forma manual, o que pode acabar gerando um gasto excessivo, além de um tempo maior para realizá-las.

Atividades simples como cadastros, contatos com membros de ministérios e pastorais ou ainda organização de agendas e eventos podem exigir muito tempo e investimento financeiro. 

Porém, com algumas ferramentas gratuitas, disponíveis na internet, é possível agilizar o serviço sem perder a qualidade; e o melhor: gratuitamente


Gestão de conteúdo e contatos

É muito comum encontar, nas reuniões, além dos participantes, várias pilhas de papel. Este tipo de hábito gera um alto custo com impressão e folhas, as quais, geralmente, não são reaproveitadas. Uma alternativa eficiente e econômica é um aplicativo chamado “Evernote”, compatível com vários sistemas operacionais e dispositivos (PC, Mac, smartphone e tablet). Isso permite que todo conteúdo seja sincronizado entre os diversos aparelhos e disponibilizados para todos os participantes, assim como as anotações realizadas durante as reuniões.

Ligações e mensagens instantâneas

Gastos com telefonemas podem fugir do controle e exceder o orçamento destinado para tal. Por isso, uma alternativa mais barata se faz necessária. Enquanto ligações entre telefones para algumas localidades podem chegar a custar alguns reais, as mesmas ligações, utilizando a tecnologia VOIP, pode ser gratuita ou custar apenas alguns centavos. 

O aplicativo mais conhecido é o a “Skype”, que você baixa, de forma gratuita, e pode realizar, também gratuitamente, ligações para outros usuários que utilizam a ferramenta sem pagar nada. Caso as ligações sejam para telefones fixos ou móveis, pode haver uma economia de até 82% no valor delas.

Integração com setores

Para proporcionar melhor gestão e comunicação interna, existem inúmeros softwares desenvolvidos para tal função, porém, o seu alto custo torna inviável sua implementação na realidade de paróquias e comunidades. 

Uma alternativa gratuita e que atende essas necessidades é o “Podio”, capaz de integrar diferentes setores, facilitando a comunicação entre eles, além de criar e gerenciar formulários que podem ser integrados a sites e outros aplicativos on-line. 

Esses são alguns dos aplicativos que podem reduzir custos e otimizar o trabalho, mas há outros como “DropBox ” e “Google Docs”. Basta apenas fazer levantamento das necessidades e, posteriormente, encontrar os aplicativos que atendem às necessidades.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário