Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Eleições Municipais


Eleições Municipais
Política é o ato de cuidar do bem comum.

A Política interfere na vida do povo. Dela depende a saúde, a educação, o transporte, a moradia, o emprego, o salário, etc.

Nas eleições deste ano, vamos eleger o prefeito e os vereadores. Como cristãos, somos chamados a exercer nossa cidadania, atuando no plano da Política, com nossa capacidade pessoal e com o auxílio da graça Divina.

O ELEITOR

Todo eleitor deve fazer de seu voto um ato de amor, votando bem.
O nosso voto deve ser LIVRE, consciente e responsável, pois é o meio privilegiado que temos para governar como comunidade e como povo, confiando a uma pessoa autoridade e poder de governar apenas em função do bem comum.

O MAU ELEITOR

O mau eleitor vende seu voto por favores e nem sequer conhece as propostas do seu candidato.
O mau eleitor vota no mais forte, no candidato mais poderoso e que gasta fortunas com propagandas.
O mau eleitor vota na aparência e não se preocupa com as propostas concretas do candidato.
O mau eleitor se deixa enganar pelos cabos eleitorais e suas promessas eleitorais.
O mau eleitor anula seu voto ou vota em branco, gosta de falar mal dos políticos e da situação social, mas não percebe que seu voto é um ótimo meio para mudar tudo isso.

O BOM ELEITOR

O bom eleitor vota com consciência, não vende seu voto nem troca seu voto, não vota em branco nem anula seu voto.
O bom eleitor elege candidato honesto, coerente, competente, que conhce a realidade, respeita a todos, tem uma proposta de governo, não compra votos, cumpre o que promete, é justo no que faz e ganha a vida honestamente.
O bom eleitor não vota em candidatos que somente demonstra interesse pelo povo na época de eleição.
O bom eleitor não vota no candidato só porque é parente ou amigo, mas não é um candidato honesto.
O bom eleitor dá valor ao seu voto, gosta de refletir sobre o passado, procura construir o presente e acredita num futuro melhor.
O bom eleitor faz questão de acompanhar seu candidato após as eleições e exige dele a realização dos projetos assumidos.

O CANDIDATO

Todo candidato a algum cargo político deve viver sua vocação política, incutindo e promovendo a esperança, exercendo sua função pública iluminado pela ética e em vista do bem comum.

O MAU CANDIDATO

O mau candidato: só pensa em si mesmo; trata as pessoas como se fossem coisas; faz promessas que não pode cumprir; não sabe como exercer seu mandato; não valoriza a democracia e a liberdade; troca de partido por conveniência ou dinheiro; é apoiado por grupos que não se interessam pelo bem comum; explora seus empregados e funcionários; gasta muito na campanha eleitoral; não dá ouvidos às necessidades do povo e se acomoda diante da miséria.

O BOM CANDIDATO

O bom candidato respeita, valoriza e promove a dignidade das pessoas e trabalha para construir uma sociedade justa e solidária.
O bom candidato tem um programa de governo em favor do bem comum.
O bom candidato conhece bem as obrigações do mandato ao qual concorre.
O bom candidato possui fidelidade partidária e não se alia a gente corrupta, mas ouve o clamor do povo sofrido e se mobiliza diante da desigualdade social.
O bom candidato é honesto, coerente, justo e não faz mau uso do dinheiro em campanha eleitoral.

DECÁLOGO DO BOM ELEITOR
1. Vote para participar. Não votar é pecado de omissão. Seu voto em branco oou nulo beneficia o candidato ruim.
2. Vote com liberdade. O voto é um dever pessoal. Você deve escolher livremente seus candidatos. Não aceite pressão de ninguém.
3. Não venda seu voto. Quem vende seu voto, vende a própria consciência.
4. Conheça seus candidatos. Conheça como seu candidato vive sua vida pessoal, familiar, profissional e política. Conheça seu passado. Seu passado e sua vida valem mais do que suas promessas atuais.
5. Conheça as propostas dos candidatos. Quem se apresenta sem proposta não se compromete com o bem comum, com a organização social, política e econômica. Promessas sem programa de ação são enganosas. Informe-se e exija programas.
6. Examine como se faz a propaganda política. O modo de se fazer a propaganda política revela a honestidade do candidato. Quem gasta muito dinheiro na propaganda está comprometido com o poder econômico ou com o poder político. Rouba ou irá roubar o dinheiro que gasta ou irá vender-se aos interesses dos grupos econômicos.
7. Não acredite em toda promessa. Desconfie do exagero das promessas e das palavras bonitas. Quem promete muito não cumpre nada. O político confiável não precisa de muita propaganda.
8. Vote por dever cívico. Não vote em alguém para pagar favores ou por amizade. O que um político faz pela comunidade é obrigação dele e direito da comunidade.
9. Vote com consciência. Vote naquele que lhe parece melhor e merece sua confiança. Vote em candidato que defende a classe mais pobre.
10. Acompanhe a ação política dos eleitos. Seu dever político não termina com a eleição de seu candidato. Cobre dele o cumprimento de seus compromissos. Organize uma associação de bairro para que tenha força de exigir.

IMPORTÂNCIA DA SUA PARTICIPAÇÃO

Ao produzir esse texto a Igreja está convidando você e todas as pessoas de boa-vontade para unirmos nossas forças e, com entusiasmo e esperança, influirmos positivamente nas eleições municipais deste ano.
Não se trata de indicar partido nem candidatos, mas sim de colaborar para a construção de uma sociedade justa, harmoniosa e pacífica.
Queremos realizar a vocação-missão dos discípulos missionários de Jesus Cristo, que se colocam a serviço do Reino de Deus.
Para aproveitar melhor o conteúdo deste texto, de modo a participar com mais consciência destas eleições, mostre-o a seus familiares e amigos para, juntos, debaterem o tema proposto e refletirem sobre a relação entre o dever de pagar impostos e o direito de votar.

Fonte: Diocese de Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário